quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Maquiagem X Acne


Oi meninas, recebi por e-mail, já faz algum tempo, uma reportagem sobre maquiagem x acnes, e achei super interessante, afinal quem nunca teve esse probleminha? Espero que possa ajudar alguem com essas informações....

A pergunta é: " Quem tem acne, pode usar maquiagem?" A resposta é sim. No entanto, há uma série de cuidados que devem ser tomados, para que não piore a doença. Alguns cuidados como a escolha dos produtos, a preparação da pele antes e depois do uso da maquiagem devem ser tomados para evitar a famosa "acne cosmética", que é a obstrução dos poros, entre outros problemas.
Para mostrar o que deve ser feito para usar maquiagem sem que o problema com acnes e espinhas se acentue, relacionei algumas perguntas e respostas com a ajuda de várias dermatologistas.


    → O que deve ser feito antes da maquiagem? 

Lavar e tonificar a pele adequadamente. Os cuidados com a maquiagem começam antes mesmo de sua aplicação. O trio de dermatologistas aconselha que o rosto seja lavado com um sabonete adequado para peles acneicas e, em seguida, seja usado um tônico facial, que promoverá limpeza mais profunda. Um hidratante ou protetor solar especial para quem tem acne também são aconselhados.

→ Qual desses produtos suaviza a aparência dos poros abertos?

Primer, embora o corretivo seja responsável pelo disfarce pontual das espinhas, é o primer que disfarçará a aparência dos poros dilatados, tão comuns em quem sofre com a acne. O primer não chega a cobrir a acne, serve apenas para uniformizar a pele e deixar os poros mais fechados, não tendo alto poder de correção.

→ Qual base deve ser utilizada?

Livres de óleo e silicone, com efeito mate e não-comedogênicas. O óleo e o silicone são agentes obstrutores de poros e não são aconselhados para quem tem problemas com acne. Já as maquiagens não-comedogênicas não provocam cravos. Mas atenção: esses produtos não são garantia de uma pele livre de acne, já que alguns produtos deste tipo também contam com silicone. O efeito mate, por sua vez, deixará a pele com aparência sequinha, ao contrário da pele oleosa, típica de quem sofre com espinhas e cravos.

→ Qual é o papel das maquiagens minerais para peles acneicas?

Elas obstruem menos os poros. As maquiagens minerais não são as ideais para quem tem acne, mas são bem mais leves do que as comuns. O papel delas é preventivo: quem já tem a acne instalada deve sempre procurar produtos indicados para peles acneicas. A maquiagem mineral seria livre de preservativos, óleos e outros agentes irritantes. Assim, seria uma boa opção para pacientes com acne, pois diminuiria a chance de reações alérgicas e de piora do quadro pela obstrução folicular.

→ Na hora de ler o rótulo, deve-se prestar atenção em quê?


Procurar saber se o produto é indicado para peles acneicas, como os oil free. A primeira coisa a ser observada é se a maquiagem é indicada para peles acneicas. Geralmente, isso é indicado na própria embalagem do produto. Também é no próprio rótulo que é informado se a maquiagem possui óleo - as livres dessa substância são sinalizadas como oil free. Nem sempre o dizer 'não-comedogênico' nos assegura que o produto está indicado para peles acneicas.

→ Qual é a cor do corretivo que disfarça as manchas avermelhadas da acne? 

Aquele de cor verde.Usando o princípio de neutralização de cores, é o verde que neutralizará o vermelho tão comum dos cravos inflamados. Para obter bons resultados, aplique o corretivo verde bem no pontinho vermelho, espere secar e, em seguida, passe um corretivo da cor de sua pele.

→ Qual corretivo ajuda a combater a acne?

Aquele que já possua secativos em sua fórmula. Para matar dois coelhos em uma rajada, opte pelos corretivos já secativos. Sim, eles existem! Ao mesmo tempo em que disfarçam cravos e espinhas, ajudam a tratá-los. Fernanda Casagrande conta que eles possuem agentes secativos em sua fórmula, como o ácido acetilsalicílico.

→ Tirar a maquiagem é mesmo necessário?

Sim, ela sempre deve ser removida. Se você toma todos os cuidados na hora de escolher o produto correto, mas pouco se importa em tirá-los de seu rosto após o uso, está colocando tudo a perder. Dormir com maquiagem deixará a pele oleosa e agravará o quadro. Na hora de tirar os produtos da face, nunca use opções bifásicas e oleosas, que aumentarão a oleosidade. Elas estão liberadas apenas para os olhos. A melhor opção é pedir ao dermatologista um sabonete que limpe a pele e tire a maquiagem ao mesmo tempo, de forma prática.

Bem meninas, é isso, e pra mostrar que com os produtos e cuidados certos, você pode sim associar make e as temerosas acnes, segue abaixo um vídeo que eu achei no youtube, vejam só...







Nenhum comentário:

Postar um comentário