quinta-feira, 28 de abril de 2011

6 HÁBITOS QUE FAZEM VOCÊ PARECER MAIS VELHA

Gente, vi essa reportagem em um site do yahoo e achei super interessante. A especialista em estética Carla Góes, dá algumas dicas básicas de beleza, que são essenciais. Vou apenas transcrever a reportagem pra vocês....

1. Dormir pouco:



Uma noite mal dormida pode gerar efeitos visíveis. É durante o sono que produzimos o hormônio do crescimento, responsável pela regeneração das células e pelo humor. Então, para ficar linda, não dispense a companhia do travesseiro. “Uma boa noite de sono recompõe as células do organismo, faz o cabelo crescer, melhora o desempenho sexual, acelera o metabolismo e diminui a propensão para engordar”, explica Carla Góes.

Novo hábito: A especialista indica criar um ritual para o sono: “O corpo tem que entender que é hora de desacelerar”, diz. Entre as dicas para dormir bem estão: tomar um banho morno, deixar os eletrônicos fora do quarto ou desligados, optar por uma luz suave e aromatizar o ambiente com essência de lavanda. Vale também ingerir um copo de leite morno com mel ou com noz moscada ralada. Durante o jantar, não exagere no álcool. Mas para quem não abre mão, uma taça de vinho tinto é a boa pedida. Além de relaxar, o vinho é rico em polifenóis, um antioxidante presente nas uvas com ação rejuvenescedora.

2. Consumir açúcar refinado em demasia:


Ele pode estar no brigadeiro e no bombom, mas também no cafezinho e no refrigerante. O açúcar refinado em excesso é considerado quase uma substância tóxica para o organismo. Ele aumenta o risco de desenvolver diabetes, causa problemas nos dentes, irrita o trato digestivo, engorda, pode desencadear dores de cabeça e diminuir a imunidade. Além disso, o açúcar refinado afeta diretamente a beleza, uma vez que dificulta a renovação das células: “Durante o refinamento, ele perde nutrientes e vira só fonte de caloria”, explica a especialista, que ainda completa: “Também rouba do organismo vitaminas e minerais como o cálcio, e ainda deixa a pessoa mais irritada”.
Novo hábito: Apesar de parecer um dos grandes vilões da beleza, o açúcar é importante como fonte de energia. Para evitar ingerir a substância em excesso, vale trocar o açúcar refinado por mel e os doces por frutas, sucos ou um chá adoçado com açúcar mascavo. Isso não significa abrir mão de tudo, mas sim fazer substituições inteligentes sempre que for possível.

3. Estresse:

" Cuidado com as rugas, estresse envelhece "

Além do estado emocional, pele e cabelo sofrem com o estresse. “Causa mau humor, úlcera, gastrite e queda de cabelo. Ele também tira o sono, facilita o surgimento de fios brancos, diminui o colágeno e ainda pode causar acne em mulheres de 40 anos”, explica Carla Góes.

Novo Hábito: Para combater o estresse, a especialista indica fazer caminhadas e atividade física. Manter uma alimentação equilibrada, evitar cigarro, café e refrigerantes também são medidas que devem ser adotadas. No mais, a autora de “Beleza Sustentável” indica estar bem com a família e evitar ambientes estressantes. Acredite: desmarcar aquele compromisso social chato pode fazer bem para a pele.

4. Fumar:


O fumo causa vasoconstrição, impedindo que nutrientes essenciais cheguem à pele. “Os poros ficam dilatados. Cabelo, unha e pele ficam opacos. Facilita o aparecimento de olheiras, engrossa a voz, deixa os dedos amarelados”, lista Carla Góes, que também reforça outros malefícios do cigarro, como impotência, perda do apetite sexual e câncer.

Novo Hábito: Determinação para parar. Procurar ajuda médica pode fazer o processo mais suave: “Hoje já existem vários recursos como medicamentos, adesivos e acupuntura que podem ajudar. Mas é a pessoa que tem que querer parar”, diz.

5. Vida sedentária:


Inúmeros são os motivos para você se matricular na academia. Além contribuir para uma aparência mais envelhecida, a falta de atividade física ainda causa aumento de peso, diminuição da resistência e pode complicar casos de diabetes, hipertensão sanguínea, osteoporose, entre outras doenças. “Estamos vivendo mais, temos que ter estrutura para aguentar esse corpo. A prática de exercícios reduz obesidade, dá mais ânimo e eleva a autoestima”, ressalta a especialista.

Novo hábito: No dia a dia, alguns hábitos podem contribuir para uma vida mais ativa, como usar as escadas ao invés do elevador; substituir o carro pela bicicleta ou caminhada; aproveitar o horário de almoço para dar duas voltinhas no quarteirão, etc.

6. Exposição solar


A luz solar é um dos principais fatores de envelhecimento: “Podemos constatar um exemplo desta ação quando observamos mulheres que ficaram expostas ao sol. A pele do rosto e do colo tem um aspecto mais rugoso, manchado e com presença a de linhas”, explica a médica. Além da beleza, a saúde também pode sofrer com o sol. Os raios os raios ultravioleta podem causar câncer de pele, dano aos olhos e reprimir o sistema imunológico.

Novo hábito: Já virou um mantra, mas não custa repetir: é indispensável o uso de protetor solar todos os dias, na praia e na cidade, inclusive em dias nublados. E não adianta aplicar só no rosto, mãos, braços e pescoços não devem ser esquecidos.

Entendem agora, porque estou sempre tão linda?!?!?! kkkkk
Durmo muuuuuito, não como doces só frutas, faço bastante exercícios, não fumo, não sou estressada e não saio de casa sem protetor solar... kkkkk

Bjs.. Lindas...


Um comentário:

  1. Xiiii... vou ficar velha é cedo!
    os únicos que não faço destes aí são fumar e o sedentarismo!
    =/

    ResponderExcluir